Biografia

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Embaixadora Universal da Paz em Belo Horizonte, MG - Brasil
Diretora Regional do InBRasCI (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais) em Belo Horizonte
Vice-Presidente do IMEL (Instituto Imersão latina)
Cônsul Z-C em Belo Horizonte, de Poetas del Mundo
Representante do Movimento Cultural aBrace.
Membro da ONE
Acadêmica da AFEMIL - em BH/MG/BR
Patrona da AVSPE
Membro do Movimento vir-ARTE
Delegada do ICA e da ARIEL.
Membro -Correspondente da Academia de Trovas do RN-desde 1968.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes, potiguar, radicada em Minas Gerais desde a infância, trabalhou ativamente na imprensa de Juiz de Fora-MG, nos Anos de Chumbo, mantendo a página Gente, Letras & Artes e a coluna diária Clevane Comenta, na Gazeta Comercial. Radicou-se Belo Horizonte ao se casar com o engenheiro civil Eduardo Lopes da Silva. Tendo iniciado Psicologia no CES (Centro de Ensino Superior) de Juiz de Fora, formou-se na FUMEC desta capital. Acompanhou o marido a São Luiz, Maranhão, São Paulo, capital e depois a Belém, no Pará. Retornou a Belo Horizonte em 1990. Como funcionária do antigo INAMPS, exerceu um trabalho dedicado em prol dos menosvalidos e criou, por onde passou, o atendimento integral à mulher, criança ,adolescente, idosos e família.

Foi editora de Literatura e Arte do tablóide de vanguarda Urgente, entre outros, como A Voz de Rio Branco, de Visconde de Rio Branco, MG, onde mantinha “A Voz da Mulher”. Escreveu na revista "O Lince" e em outras. É, além de Psicóloga, divulgadora cultural, ilustradora, palestrista, revisora,  e oficineira de Poesia e Conto. Tem livros de poesias publicados (Erotísima - Catitu Publicações, O sono das fadas - Catitu Publicações, Mulheres de Sal, Água e afins - Editora Urbana, Sombras Feitas de Luz, Olhares, teares e saberes - Editora Cultura Popular, Asas de Água  - Plurarts,  A Indiazinha e o Natal - Edições Haruko e Partes de Mim - R & S Gráfica e Editora.).  Mulheres de Sal, Água e Afins, publicado pela Urbana Editora, RJ/Libergráfica BH) reúne contos com protagonismo feminino. Possui capítulos em co-autoria - Homossexualidade e sexualidade do Adolescente - no compêndio "Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais", Edit. Arte Med (RS).

Já atuou como consultora teatral e roteirista de peças teatrais.

No ano de 2007, completou Bodas de Ouro Literárias, 50 anos de Poesia, pois começou a escrever e fazer saraus aos dez. Foi, pela” excelência da obra”, agraciada com o título de” Poeta Honoris Causa", do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, para oito países lusófonos .O título foi concedido por sua Presidenta , a poeta Silvia de Araújo Motta e entregue por Conceição Piló (curadora do Palácio da Liberdade, nesta capital e diretora, em MG, da IWA), no evento “Poesia é Ouro”, em sua homenagem, que aconteceu no Centro de Cultura Belo Horizonte Março/2007).

Neste mesmo ano, recebeu o título de Cônsul Zona Central de Belo Horizonte, da entidade Internacional 

“Poetas del Mundo”. Pertence à REBRA, Rede Brasileira de Escritoras, é patrona da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores - AVSPE, pertence à Academia Virtual Brasileira de Letras .

Estudou na SBAAT - Sociedade de Belas Artes Antonio Parreiras, aluna de Clério de Souza, o presidente da entidade. Ilustrava seus textos e de outros autores, em sua página na Gazeta Comercial (Juiz de Fora, MG). Ilustrou, a bico de pena, "100 Trovas de Juiz de Fora" - Programa Contraponto. Participou da primeira mostra de arte da FUMEC, quando concluía a faculdade de Psicologia. Em eventos na Semana da Mulher e da criança, expôs no HJK, em Belo Horizonte, posteres e poemas ilustrados. Fez 30 capas de pano para a edição artesanal de "Maldita Perfeição", de Jairo Rodrigues. Ilustrou e fez a divulgação de "Estalo, a revista", onde escrevia. Ilustrou ainda o espetáculo “Completa Ceia", de poesia erótica, "Brincando de representar', de Virgilene Araújo e outros. Fez 25 desenhos para a III Edição do "Original I Livro de Artistas", no tema "A Forma do Pote Vazio", tendo um dos desenhos apresentado no Palácio Galveias, em Lisboa, em maio de 2010.
Ilustrou seus livros "Asas de Água", Poesias-Edit.Purarts e "Mulheres de Sal, Água e Afins" (contos -Edit. Urbana, Rio de Janeiro). Desde março de 2009, a mostra Graal Feminino Plural, com seus desenhos e poemas,sobre questões do gênero feminino, circula, a partir da Galeria da Árvore (MUNAP - Parque Municipal Américo Renê Gianetti), para os Centros Culturais de Belo Horizonte (Pref. Munic.) e Regional Oeste.

Participa de recitais, saraus com leituras e performances de textos. Humanista, sempre lutou pela criança, família, mulher e adolescentes, sendo pioneira nas ações brasileiras pelo atendimento integral, multidisciplinar à criança e à adolescência (desde os Anos 80). Pelo Ministério da Saúde, ministrou oficinas em vários Estados brasileiros, quando trabalhava no Hospital Júlia Kubitscheck, no Barreiro de Cima, onde coordenou e criou a Casa da Criança e do Adolescente, com equipe multidisciplinar. A pedido do MS, organizou no HJK, o I Seminário Brasileiro de Saúde reprodutiva e Sexualidade na Adolescência.

Possui vinte e-books, quatro dos quais, infantis, um de memórias, um ensaio, os demais de poesias, gêneros vários. Possui uma antologia poética em www.direitoepoesia.com e participa de várias coletâneas virtuais e muitos sites e blogs.

Seus textos e poesias estão hospedados em revistas e jornais brasileiros e no exterior. As páginas mais recentes foram o mini-conto "O Gato", na revista internacional ABRACE (Uruguay- Brasil), artigo sobre Cecília Meirelles, entre outros. A convite, seu artigo "A Casta da Dança", foi publicado no Caderno de Dança 2, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, em Portugal. Colabora e é colunista de muitos sites, inclusive possui uma escrivaninha em www.recantodasletras.com, onde disponibiliza seus textos. Seu site pessoal é http://www.clevanepessoa.net.blog.php

Luta pelos Direitos Autorais, pela propriedade imaterial, pelas minorias carentes e, sobretudo, pela PAZ em todos os níveis. É dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze, delegada de “A palavra do Século XXI, membro da SPVA (Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, do RN) , do virArte, acadêmica correspondente de várias academias e outras instituições.

Gravou 48 horas de vídeos para o "Projeto Educativo Saúde, Vida, Alegria, CECIP /Kellog”, sendo responsável por Metodologia Participativa e pelas oficinas com adolescentes de várias classes sociais, institucionalizados, feirantes, mães –meninas, moradores de favelas,classe A etc.

Participa de mais de oitenta antologias, por mérito em concursos ou por cooperativismo entre escritores e editoras. No início de 2007, duas antologias - Letras de Babel e CuentoGotas, da editora ABRACE - foram lançadas no VIII ENCONTRO INTERNACIONAL ABRACE, em Montevidéu (UY), onde esteve com Ricardo Evangelista e Sueli Silva com o espetáculo “Poetas Quae será Tamen", no qual apresentou, com os artistas, a performance “Predição”. Em Roda ao Mundo 2007, Poetas do Brasil - Antologia do Proyecto Sur (RS)-neste ano de 2009, participa das antologias aBrace, inclusive a comemorativa dos dez anos desse Movimento Cultural, tendo recebido o troféu aBrace ( pelo ano de 2008), por sua atuação pela cultura e modus vivendi.

Em 2007, comparece com vinte e cinco desenhos no "Livro dos Artistas", projeto de Regina Mello, chamado ORIGINAL . Em 2009, realiza a mostra "Graal Feminino Plural", de desenhos e poemas, atualmente em circuito pelos Centros Culturais de Belo Horizonte.

Premiada no Brasil e no Exterior em versos e prosa. Entre os muitos prêmios, destacam-se: primeiro lugar de Crônica, Troféu Dormevilly Nóbrega ; Primeiro Lugar de Conto Livre, prêmio Ex-Aeqüo, no ALGARVE, em Portugal, XXIII Jogos Florais. Recebeu em 2009 o Prêmio mais importante do aBrace, pelo seu trabalho cultural . Em 2009, teve o poema "O Chão da Nossa terra" classificado em primeiro lugar no FESTINVERNO (Ouro Preto, Mariana). Em 2010, foi a escritora convidada para o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Nartal/RN e recebeu uma placa pela sua contribuição à Língua Portuguesa (UCCLA e Capitania das Artes). A seguir, foi homenageada na Câmara Municipal de São José de Mipibu, sua cidade natal.

Em 2009, tomou posse na ALB, Mariana / MG, na qualidade de acadêmcia fundadora, Cadeira 11, Laís Corrêa de Araújo, quando recebeu o título de Filósofa Imortal, Doutora Honoris Causa, PH.I, pela ALB/CONALB.
Apossou-se também da cadeira n.5, Cecília Meirelles, na AFEMIL, (Academia Feminina de Letras-Belo Horizonte, MG), para a qual foi votada em novembro de 2008. Integra a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, de Natal/RN e tem acervo no Memorial da Mulher, da mesma capital.

Em 2009, lançou Olhares, Teares Saberes, pela Edit.Popular, de S.Luiz, Maranhão, que foi apresentado na Bienal do Livro-Rio de Janeiro/2009. Também lançou O Sono das Fadas (já em e-book), nesse evento, para crianças de todas as idades e Erotíssima, ambos pelo selo Catitu.
Representa a Rede Catitu, o Alô Vida, Mulheres Emergentes.

Faz parte dos Poetas pela Paz e Pela Poesia e é consultora de Arte da AMI (Associação Mineira de Imprensa). Vem participando de Poetas do Brasil do Proyecto Sur, nos números pares.

É Embaixadora Universal da Paz (Cercle Universel de Les Ambassadeurs de La Paix/genegra, Suiça e Orange/França).

Clevane Pessoa de Araújo Lopes, 2010.